A Casa da Cascata ou Casa Kaufmann (nome da família de seu primeiro proprietário) é considerada uma das mais famosas casas do mundo. Está localizada na Pensilvânia, Estados Unidos .
O edifício foi desenhado em 1934 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitetura moderna no seu país, e construída em 1936.
A sua principal característica é o fato de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, usando os elementos naturais ali encontrados (como pedras, vegetação e a própria água) como parte da composição arquitetônica. Os muros de pedra remetem as rochas do local e criam uma atmosfera protegida, quase de caverna. Diferentemente do Crown Hall que destaca-se da paisagem na qual foi construído mostrando-se artificial (por não se confundir com a paisagem) e industrial.
Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época. Formando com Le Corbusier, Mies Van Der Rohe e Gropius os vanguardistas dessa nova arquitetura.
A arquitetura moderna promoveu uma revolução na iluminação, visto que, até então, os ambientes eram pouco iluminados. Exemplos da explosão de luz na arquitetura moderna são encontrados em obras tanto de Mies Van Der Rohe, no Crown que durante o dia é complemente iluminado pela luz natural (exceto em sua porção subterrânea, que se dá através de luzes artificiais), já que a edificação pode ser comparada a uma caixa de vidro. Devido a isso, um dos materiais mais utilizados em ambas as construções foi o vidro permitindo, até, um menor gasto de energia.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário