O Crown Hall foi o último dos 19 edifícios do Campus construído por Mies Van Der Rohe para O Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago.
O projeto do Campus teve início em 1940 e o Crown Hall, que era o Departamento de Arquitetura e Design do Instituto de Construção, foi posto em prática em 1950 e finalizado no ano de 1956.
A obra é significativa por ser um marco histórico nacional e um marco da cidade de Chicago antes da viragem de cinqüenta anos, além de ser um marco na arquitetura moderna por seguir os conceitos de industrialização arquitetônica já defendidos por Mies Van.
“A caixa” é a tradução da arquitetura que opta pela pureza geométrica e busca a ordem na matemática. Rigorosamente abstrata, e criada para diferenciar-se do natural, mostrando-se orgulhosamente artificial. Uma arquitetura que quer ser clássica, cujas proporções são determinadas por fórmulas precisas como a seção áurea presente tanto nos templos gregos quanto nas obras de Le Corbusier.
Sua origem provável pode ser detectada no começo do século, com o movimento De Stijl (movimento estético-social-filosófico, oriundo da Holanda, que teve alguma influência sobre o design e artes plásticas) que apostava nas linhas retas e nos volumes prismáticos como os verdadeiros símbolos da modernidade. Também é possível enxergar a influencia do Cubismo nessa obra.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário