segunda-feira, 17 de maio de 2010

CONHECENDO MIES VAN DER ROHE - PARTE 04: A BAUHAUS: O PAVILHÃO ALEMÃO DA FEIRA UNIVERSAL DE BARCELONA E A BUSCA POR UM NOVO ESTILO PARA A ÉPOCA.



O projeto mais famoso de Mies Van Der Rohe, o Pavilhão Alemão da Feira Universal de Barcelona, pertence justamente a esse período. Possuía uma estrutura bastante leve, sustentada por delgados pilares metálicos e constituída essencialmente de planos verticais e horizontais. Após a exposição o pavilhão foi demolido, mas sua importância foi tal que voltou a ser construído na década de 1990, como homenagem ao arquiteto e como símbolo do modernismo.
Mies começou, então, a sentir a necessidade de criar um estilo que correspondesse e representasse a época que estava por iniciar, assim como o estilo gótico representava a Idade média. Tal estilo deveria ser guiado por um processo criativo assente em pressupostos racionais. Contudo, tal demanda viria a ser interrompida pela depressão econômica e pela tomada do poder pelos Nazistas, a partir de 1933.
Mies foi, na década de 1930, a pedido de Gropius e por um breve período de tempo (até 1933), o último Diretor da Bauhaus. A escola, financiada pelo governo, foi forçada a fechar as portas devido a pressões políticas do partido Nazista que a identificava com ideologias antagônicas como o socialismo e o comunismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário